Como ficar inteligente apenas comendo

;

Perder noites tranquilas de sono, acordar cedo, abrir mão de baladas e festas, deixar as amizades de lado e colocar a vida social para escanteio. Essa é uma rotina enfrentada por muitos estudantes que almejam passar em vestibulares, concursos públicos ou até mesmo de semestre. Com o final de ano se aproximando, muitos estudantes enfrentam uma verdadeira prova de fogo. É preciso potencializar o preparo psicológico, físico e mental para enfrentar essa penosa maratona. 

Todo esse processo desgastante, acaba por gerar um sentimento de esgotamento mental, isto ocorre pois o cérebro e suas principais funções cognitivas (raciocínio, memória, percepção, atenção, linguagem e funções executivas) são por demais requisitados, deixando-o extremamente cansado. 

Pensando em ajudá-lo a superar esses desafios, selecionamos alguns alimentos que contribuem para a melhora das funções do cérebro. Isto pois, uma alimentação equilibrada, juntamente de hábitos saudáveis, podem estimular e influenciar diretamente o cérebro, combatendo seu esgotamento. 

Portanto, para tonificar seu cérebro e ajudá-lo a desenvolver melhor suas funções, veja alguns alimentos que precisam ser adicionados a sua alimentação:

- Ovo: fértil fonte de colina, um nutriente vital para cérebro, pois auxilia no desenvolvimento cerebral, bem como melhora a memória, concentração, raciocínio e contribui para a constituição de novos neurônios. Graças a ação da colina, ocorre a formação de fosfolípidos - principais componentes estruturais de todas as membranas celulares. Cada gema do ovo contém bons níveis de colina, aproximadamente de 300 microgramas de colina.

- Pimenta: (em especial as pimentas ardidas) estimula o estado de alerta e está relacionada à melhora do entusiasmo, fator este que contribui para beneficiar pessoas em estado de depressão. A pimenta ajuda a liberar os neurotransmissores noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo estado de alerta.

- Peixe: abundante fonte de ômega 3 (considerado como o alimento do cérebro), age beneficiando o desempenho cerebral, além de ajudar a preservar as funções cognitivas. Potencializa a concentração, motivação e a memória, bem como auxilia no combate ao estresse, atua contra doenças degenerativas e evita a degradação dos neurônios.

- Frutas Vermelhas: morango, maçã, acerola e outras frutas vermelhas, são ricas em nutrientes que melhoram a memória, concentração, aprendizagem, atenção e raciocínio. Tais alimentos, possuem em suas composições substâncias como: fisetina e flavonóides (aumentam a comunicação entre os neurônios e favorecem os mecanismos cerebrais). 

- Brócolis: folhas escuras, tais como espinafre, couve e brócolis, são excelentes fontes de ácido fólico (vitamina indispensável para gestantes, pois ajuda a prevenir a má formação do tubo neural do feto), cuja função é primordial para a formação do sistema nervoso do feto. O ácido fólico também está associado a melhora da conexão entre as células nervosas, estimulando assim um maior desempenho cognitivo.

- Ginseng: favorece a dilatação dos vasos sanguíneos, assim contribui para que o sangue flua rapidamente para o cérebro, resultando na melhora da concentração, aprendizagem e memória. Tal como a pimenta, o ginseng também ajuda a manter o estado de alerta. O consumo de ginseng ainda é associado a redução do estresse, pois atua sobre a glândula suprarrenal (principal hormônio do estresse).

- Batata: é um ótimo combustível para o cérebro. As batatas são consideradas como uma fonte de energia continua para o cérebro, pois são ricas em amidos, que por sua vez, fornecem carboidratos que são assimilados gradativamente pelo organismo, prolongando o fornecimento de energia para o cérebro. 

Agora que você conhece alguns alimentos que potencializam as funções cerebrais, alimente-se bem na hora dos estudos, cuide do seu cérebro e, principalmente da sua saúde, e faça uma excelente prova.

1 comentários:
Rod Toter (Kazachop) disse...

Excelente artigo! Talvez muitos duvidem do poder dessas informações, mas, por experiências minhas, afirmo que é real. Parabéns pelo post!

Postar um comentário